quinta-feira, 12 de abril de 2007

Redação/Tema: Tragédia na construção: fatalidade ou irresponsabilidade?

INEVITÁVEL OU IRRESPONSÁVEL?
O fato ocorrido em São Paulo a pouco tempo, no buraco do metrô, não é uma fatalidade. Pois, nada do que aconteceu foi sem previsões, cálculos e planejamentos.
Tudo era arquitetado aos mínimos detalhes, onde um deslize poderia arruinar a construção. Dito e feito... As obras desabaram, dando lugar a uma cratera enorme, onde seria a passagem do metrô.
Como culpar o destino por uma causa em que homens e mulheres estavam por trás de tudo? A alguns dias do ocorrido, haviam avistado perigo nas obras e nada fizeram, será isso irresponsabilidade? Acharam talvez que o "inevitável" não aconteceria?! Que engano!
Com certeza a Terra sente o avanço da tecnologia, da ganância, da comodidade do ser humano. As pessoas desafiam a natureza, mudam sua rota. E como reação disso tudo, ocorrem deslizamentos, terremotos, enchentes e crateras! Será que alguém já se esqueceu do tsunami que paralizou o mundo? Este também é um exemplo de como a natureza está reagindo com a ação do homem sobre ela.
Nenhuma grande mudança ocorrerá neste planeta se o homem continuar ultrapassando os limites da natureza, nada conseguirá senão outras "crateras". Nossa natureza não está sendo explorada demais? Até a que ponto chegará a ignorância dos homens?? Quando o mundo acordar, a Terra já estará dormindo eternamente!
Rafaela Félix
08/03/2007

Um comentário:

Hélio Consolaro disse...

Rafaela, visitei o seu blog e encontrei os três textos feitos por você. Abraços