domingo, 17 de junho de 2007

A violência e a essência do menor na sociedade brasileira.


Menor: abuso de suas "mordomias"

Nota: 8.0


A polêmica da menor idade e violência têm se intensificado cada vez mais. Cresce absurdamente o número de menores envolvidos na violência, um problema que tem causado espanto, insatisfação e revolta no cidadão brasileiro.
A exclusão social pode sim, ser um meio para que esses jovens entrem no crime, mas não vem ao caso. A pobreza não pode ser vista como uma fonte somente para a criminalidade; há pobres honestos, que lutam de outra forma para ganhar a vida! O fato é que a maioria desses jovens abusam de seus "direitos" como menor, sabendo que as punições não poderão ser tão severas!
Em razão disto, muitos deles partem para o crime onde serão comandados por "grandões" que agem com a ajuda desses menores. Pode-se dizer que a maioria dos menores são uso-fruto de outros criminalistas muito bem já formados, que por ameaças, "necessidade" ou até mesmo prazer, acabam fazendo parte desse círculo de violência. Mas, há também aqueles jovens que planejam e praticam o crime, sem ajuda de outros. Em qualquer circunstâncias, todos eles tem a mesma culpra, a mesma capacidade de entender o que estão fazendo e que fazem errado!
Conforme a Constituição, o menor só admite a privação de sua liberdade por pouco tempo e com várias "mordomias". É difícil de aceitar, mas não é tão simples assim e nem tão rápido fazer mudanças nessas leis. O ideal seria alterar o Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA) onde não permite a internação desses jovens acima de três anos e terá de ser liberado ao completar 21 anos de idade. Há quem diga que deveriam diminuir a menor idade, mas isto só resultaria em jovens cada vez mais novos na criminalidade. A punição deveria ser de igual forma a todos, pois a idade não põe barreiras na capacidade desses jovens praticarem crimes tão bárbaros!

Rafaela Félix
03/05/07

Nenhum comentário: